(11) 2783-0838 | (11) 2783-3574
  sdavf@uol.com.br

9º Encontro de Mães Especiais

Notícias da Sociedade

Aconteceu no dia 9 de junho o 9º Encontro de Mães Especiais, realizado na Câmara Regional das Sociedades Amigos de Bairros do Vale do Aricanduva, e coordenado por Marinalva Rosa Santos de Macedo e seu marido Antônio Macedo, pais de filho especial e que realizam este encontro de mães de toda São Paulo, com muito empenho e dedicação, passando sempre por cima de muitas dificuldades, por serem comprometidos com a causa.
Na ocasião contou-se com a presença do Prefeito de São Paulo, Bruno Covas; o Prefeito Local Jurandir Junqueira Junior; o Secretário Municipal da Secretária da Deficiência, Cid Torquato; Marcos de Napoli, presidente da Câmara do Aricanduva, Vereador Gilson Barreto; Sílvia Inêz Machado, que moderou o encontro e várias autoridades civis e militares, além de muitas mães especiais, que vieram dos mais distantes bairros de São Paulo. Registramos também os motoristas do Atende São Paulo, que tem um carinho enorme por estas mães e seus filhos.
Sílvia Inêz Machado, presidente da Sociedade Amigos de Vila Formosa e ex presidente da Câmara do Vale do Aricanduva, ao abrir o Encontro falou ao prefeito Bruno e aos presentes da Importância do Encontro Anual das Mães e que estas mães eram especialíssimas, e que fazia questão de todos os anos recebe-las com flor, pois a missão de cada é muito grande, muito difícil, e só pessoas especiais recebem estas missões na vida. Sílvia contou ao Prefeito Bruno que trabalhou com a comissão de construção de creches no governo Mario Covas, quando São Paulo tinha apenas 7 creches e Covas deixou a cidade com mais de 200 creches. Então falou para as mães presentes para fazerem suas reinvindicações ao Prefeito, visto que o sobrenome estava ligado a comprometimento com a população.
O Secretário da Deficiência, Torquato falou com as mães sobre o trabalho que está realizando, inclusive uma luta grande para terminar com a fila de cadeiras de rodas em São Paulo. Ele também falou sobre a falta de acessibilidade na cidade e o trabalho que a secretaria faz para que as pessoas com deficiência possam ter maior autonomia, numa cidade como nossa. Falou também sobre os acidentes de moto em São Paulo, diariamente em torno de 4 a 5 pessoas morrem e muitas ficam feridas, tendo como consequência a deficiência.
Torquato colocou para as mães o programa de Lazer e Cultura da Secretaria de Deficiência, com vários passeios e já definiu com elas a participação do grupo, inclusive para irem ao Pacaembu, no Museu do Futebol.

Marco De Napoli, presidente, falou dos 55 anos de Câmara do Vale do Aricanduva, mencionando a importância do trabalho que a entidade executa na região leste.
Junqueira, Prefeito Regional falou sobre a importância do encontro e colocou-se à disposição das mães.
O prefeito Bruno Covas falou um pouco sobre São Paulo e o trabalho que está realizando. Na ocasião as mães solicitaram ao prefeito Bruno Covas a feitura de banheiro para deficiente na Câmara do Aricanduva e ele deu um prazo de 70 dias, para que o Prefeito Jurandir construísse. Após o encontro, o Secretário Cid Torquato entrou em contato com Junqueira e repassou verba da Secretaria da Deficiência, para a construção do banheiro solicitado pelas mães.
Marinalva Macedo agradeceu ao prefeito Bruno e colocou de sua emoção ao recebe-lo pois nestes 9 anos de Encontro foi o primeiro prefeito a atender o convite das Mães Especiais e disse que vão organizar um relatório e as solicitações das mães, para a resolução de vários problemas que encontram em todas as áreas: saúde, educação, transporte, lazer e outros e marcarão reunião com Secretário Torquato, para apresentação e encaminhamento.
O DJ Rogério Caldeira e sua esposa Danielle Herdeiro organizam eventos beneficentes, com vários DJs, entre os quais: Dodô, Arthur Henri, Derek, Evandro, Wantuir, Juliana Santos e André, com músicas dos anos 70, 80, 90 e arrecadam fraldas e leite em pó para o Grupo de Mães Especiais, todos os anos.
O encontro foi encerrado com um brunch para os presentes, preparado pelo casal Marinalva e Antônio e alguns colaboradores.