(11) 2783-0838 | (11) 2783-3574
  sdavf@uol.com.br

Metrô: Chega ou Não à Vila mais que Formosa

Acontece no Bairro

O projeto inicial do metrô era da Vila Prudente para a o Tatuapé. A Câmara do Vale do Aricanduva, a Sociedade dos Amigos de Vila Formosa e mais as Sociedades que são associadas à Câmara do Vale do Aricanduva se reuniram e fizeram abaixo assinado, gerando 38 mil assinaturas que foi repassado para o Governador do Estado de São Paulo e para o presidente do Metrô, para mudança do trajeto até a Penha, propondo a passagem  por Anália Franco, Vila Formosa, Vila Carrão, Vila Manchester, Vila Matilde e Penha. A razão que colocamos além de atender à população desta região, gerando melhor qualidade de vida, havia a má versação da verba publica, na proposta anterior, pois o metrô da Vila Prudente para o Tatuapé, não atendia praticamente população nenhuma. Além de uma série de reuniões que foram feitas, com as autoridades e com a população. E, assim muitas outras instituições e pessoas se mobilizaram no sentido de conseguir a mudança do percurso.

E, o percurso foi mudado. E muitas reuniões, depois disto,  aconteceram. Inclusive com o Presidente do metrô, deputados, vereadores e um montante de líderes da região, e os moradores de propriedades desapropriadas, que se encontraram  na Sub Prefeitura do Aricanduva, Carrão e Vila Formosa, onde rolou muita discussão. Mas, as obras não andavam. Algumas demolições e tudo parou. Segundo informações veiculadas na Folha de Vila Prudente, o Projeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) , foi excluído pelo governo federal,  e a verba não veio para São Paulo, segundo disseram,  o governo estadual não tinha formalizado a contratação das operações de crédito aos agentes financeiros do programa. Houve publicação no D.O.E ( Diário Oficial) de 30/12/2016. E o governo estadual alegando que todos os projetos para as obras  de expansão tinham sido encaminhados. Tratava-se de um orçamento de R$2,5 bilhões, financiados pelo BNDS. E, parte desta verba era para as estações do metrô de Vila Formosa e Jardim Anália Franco. O tempo passou.

Agora, temos visto que as desapropriações se iniciaram novamente, lá no início da Av. Eduardo Cotching, próximo ao shopping, e, também, por volta da Praça Lions e assim estão acontecendo. Será que as verbas foram liberadas?  Estamos pesquisando sobre o andamento das obras.

The gallery was not found!