Nossa História

Fundação da Sociedade Amigos de Vila Formosa
“A partir de 1936, a procura de lotes por parte da classe proletária aumentou consideravelmente e, já em 1940, alguns proprietários de sitíos e chácaras resolveram lotear suas áreas através da Sociedade Civil Bei & Sarti.Alguns anos depois, a Cia. Melhoramentos do Brás, adquiria autorização para a venda dos lotes situados em Vila Formosa e bairros adjacentes, lotes esses, vendidos a prazo, com pequena entrada e o saldo: “dois mil réis por mês.” Em 1953, o número de habitantes era de aproximadamente 50 mil.

Esta região, que antes servia a muita gente para caçar passarinhos, estava cada vez mais povoada. Novos núcleos iam se formando e, á medida em que maior era o número de novos residentes, mais se acentuava o desejo de seus moradores em procurar junto às repartições públicas competentes melhores condições de vida para o bairro onde careciam de tudo: condução, água, iluminação, asfalto, escolas, ginásios e colégios. Parques e jardins, luz, esgoto, correio, biblioteca, hospitais e pronto socorros, policiamento, etc.

O Início de uma Nova Era

Em 1953, ainda era caótica a situação. Foi quando um grupo de homens e mulheres, donas de casa, sentiram a necessidade de fundar uma Sociedade, a fim de terem a necessária força jurídica e poderem obter respostas aos ofícios encaminhados às repartições competentes, nas reivindicações de que o bairro tanto precisava.
Neste grupo de homens do bairro estavam: o Cel. Severino Martins, Prof. Paulino Celso Pedro, Francisco Roquetti, Manoel José, Rafael Ranieri, Gagliano Rossi, Saraiva, Zé Meia Noite, Brito, Georgino Rodrigues, Pedro José Lorenti, José Acácio Martinez, Joaquim Cruz, A. Júlio Fonseca, Rogério Miranda, José Oliveira Mendrot, Hilário Hernandez, Antônio Inácio Cardoso, Domingos Colombo, Antônio Pimenta, Valência Izário Cruz, Manoel Ariza, José Antônio Flores, Francisco Lopes e outros.
Futuramente nomearemos as mulheres, que bravamente participaram com muito trabalho e atividades e fundaram e mantiveram esta Sociedade.

Foi eleita por 81 votos a Diretoria que ficou assim constituída:

Com a Sociedade constituída e regulamentada, novas esperanças surgiram no seio do povo sofrido de Vila Formosa. O comércio, a indústria e os poucos profissionais liberais existentes naquela época anteviam um futuro promissor para o nosso bairro. E isto realmente aconteceu….. “

Gestões Anteriores

Gestão: SILVIO CARLOS MACHADO - (2006 à 2008 * 2008 à 2010)

Inscreveu a Sociedade como Entidade Pública Federal. Mas, o processo não progrediu. 21/03/2007  Comunica contratação de engenheiro eletricista para fazer o projeto para modificações necessárias, na iluminação da quadra de esportes. Cessão de espaço para Curso de Alfabetização e Coral Renovação.

Em março de 2007;
Escola de teatro aos domingos;
Reforma de 2 (dois) vestiários;
Reforma da iluminação da quadra;
Cestas básicas;

Banco de cadeiras de rodas (com 2 (duas) cadeiras);
Revisão do sistema de esgotos (grande problema da Sociedade);
Comunique-se do CONTRU por: banheiro para deficiente, lâmpadas de emergências desligadas, fiação à amostra com emendas, botijão de gás, para-raios;
Por último alertou que a Sociedade tem graves problemas na sua manutenção e como prédio velho e de uso coletivo, sempre estará precisando de cuidados, que custam caro e se não forem feitos um dia a estrutura certamente estará em ruinas.
Cinema gratuito – Apresentações de sessões de cinema: Cia do Metropolitano.

Gestão: ANTONIO MANUEL ESCALHÃO AFONSO - (2000-2002 * 2002-2004 * 2010-2012 * 2012-2014)

Principais atividades e ações  realizadas nas gestões:
1.Faixada do prédio: com decoração de azulejos portugueses
2. Reforma dos vestiários:
3.Implantação de  estacionamento 24 horas;

4.Realização de noite festiva com sardinha portuguesa;
5.Realização de bingo beneficente com doação de parte da verba para Associação Amigos para Sempre;

Gestão: MAURO BROCCO

Nos anos de 1998 e 1999, Mauro Brocco assumiu a presidência desta Sociedade e teve a gestão bruscamente interrompida em julho de 1999, quando sofreu um infarto fulminante. Foi um presidente presente. Todos os dias mantinha um plantão para atender à população, os associados e quem

pela Sociedade passasse ou procurasse. Durante a sua gestão fez os concursos de Miss e Mister Vila Formosa. E implantou a ginástica para a terceira idade. Na sua gestão foram comemorados os 74 e 75 aniversários da Vila Formosa e os 44 e 45 anos  da Sociedade.