(11) 2783-0838 | (11) 2783-3574
  sdavf@uol.com.br

Sessão Solene da Câmera Municipal: Homenagem a Cidadãos de Vila Formosa

Notícias da Sociedade

Como acontece já há algum tempo, a Câmara Municipal de São Paulo transferiu uma sessão para a Sociedade dos Amigos de Vila Formosa, onde são prestadas homenagens aos cidadãos que residem ou trabalham em Vila Formosa, ou empresas que colaboram com o progresso da Vila e região, empregam uma série de trabalhadores, trazendo uma grande vitalidade para a economia e o desenvolvimento de Vila Formosa

O vereador Gilson Barreto é o proponente da sessão, e em sua fala além de enaltecer a Vila e os seus cidadãos, frisou a importância de se transferir esta sessão da Câmara, mais um ano.

O vereador Gilson Barreto abriu a sessão, no dia 26 de outubro,  falando da Vila Formosa e do seu grande progresso  nestes anos, como também o fêz o apresentador do evento, Rodolpho Barbosa.

Foram homenageados os seguintes cidadãos:

1. ONGs: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COMUNITÁRIOS:

  1. 1. ROTARY CLUB SÃO PAULO VILA FORMOSA:

            A – ANTÔNIO MANOEL ESCALHÃO AFONSO

                  Sócio fundador do Rotary Vila Formosa, atualmente é segundo tesoureiro do clube e empresário em Vila Formosa.

           B – LUIZ ANTÔNIO DOS REIS

                  Empresário: redes e comunicações e tesoureiro do clube.

   1.2.  LIONS CLUB SP VILA FORMOSA:

            A – WALTER COCATTO, Ex- Industrial.

            B – LISDÁLIA ZEPELIN COCATTO – Professor são leões do Lions Club Vila Formosa foram industriais na vila.

   1.3. SOCIEDADE DOS AMIGOS DE VILA FORMOSA

             Dr.ª MARIA JOÃO PATO – Advogada, Secretária da Diretoria Executiva e Assessora Jurídica da Sociedade dos Amigos de Vila Formosa.

2. EDUCAÇÃO E OAB:

 LEOPOLDO LUÍS LIMA OLIVEIRA: Presidente da Oab/ Tatuapé e professor universitário: advogado, pós-graduado em Direito Processo       Penal e Tributário Mestre em Direito Penal.

3. SEGURANÇA PÚBLICA:

    3.1. POLICIA CIVIL:

            Dr.º JOSÉ EDUARDO GONZALEZ FERNANDEZ: Delegado de Polícia do 58º DP – Responsável pela prisão de pedófilo, em Vila Formosa.

    3.2 POLICIA MILITAR:

A – EDIVALDO DANIEL DE PAULA

Cabo PM na Base Comunitária da Vila Formosa.

Homenagem ao CB PM EDIVALDO DANIEL DE PAULA pertencente a 4º Companhia do 8º Batalhão desde o ano de 2002 na função de rádio patrulhamento e a partir de 2010 integrou-se ao efetivo da Base  Comunitário de Segurança de Vila Formosa, onde vem se destacando na realização dos projetos sociais desenvolvidos pela Base Comunitária, sempre buscando a solução para os problemas que afetam a segurança pública do bairro, tudo dentro dos princípios dos Direitos Humanos e da Filosofia da Polícia Comunitária, primando pela melhoria da qualidade de vida dos moradores da Vila Formosa.

3.3. GUARDA CIVIL METROPOLITANA:

        A – ANTÔNIA DA SILVA BARROS

        ID – Comandante Regional e IR – Aricanduva/ Formosa.

Graduação, Bacharelada em Serviço Social pela Faculdade Norte do Paraná. Ingressou na Guarda Civil Metropolitana, em 03 de fevereiro de 1991. No dia 16 de março de 2016, foi designada como Comandante da Inspetoria Regional do Ipiranga, permanecendo até 08 de março de 2017. Aos 09 dias do mês de março do ano de 2017, foi publicado no Diário Oficial da Cidade, a sua designação para Comandante da Inspetoria Regional da Aricanduva Formosa, onde permanece até a presente data.

 Durante os seus 27 anos de serviço prestado em prol da Municipalidade Paulistana, a Servidora Antônia das Silva Barros, desempenhou suas atividades nas Inspetorias Regionais de Vila Prudente, Aricanduva Formosa, Sé, Avenida Paulista e nos Comandos Operacionais Centro e Leste, sempre estando alinhada com as diretrizes da Secretaria Municipal em Segurança Urbana, sempre na busca incessante de aprimorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados ao público.

B – JOSENILDO TOMAZ DE MELO

Subinspetor da GCM e IR – Aricanduva/ Formosa. Estudante do 2º semestre do curso técnico de Segurança Pública pela Universidade Brás Cubas.

Ingressou na corporação na função de Guarda Civil Metropolitana em 10 de agosto de 1992, sua primeira unidade de lotação Inspetoria Regional de São Mateus, onde permaneceu durante 22 (vinte e dois) anos, vindo a desempenhar várias funções: Operador de rádio, armeiro, encarregado de viatura e motorista.

Em novembro de 2015, o servidor foi transferido para a Inspetoria Regional da Aricanduva / Formosa, onde permanece até hoje, desempenha a função que exerce atualmente Subinspetor efetivo da Guarda Civil Metropolitano.

    3.4. CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA DE V. FORMOSA – CONSEG:

A – ROSÁLIA PEREIRA

 Presidente interina do Conseg

4. SAÚDE:

     UBS VILA FORMOSA II

A – JÚLIO MARCELO FERREIRA

Função: Auxiliar de Enfermagem trabalha na UBS há 21 anos.

B – MARIA ADELAIDE LORENÇO RIBEIRO

Função: Agente comunitário de saúde trabalha na UBS há 20 anos.

 5. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS:

     5.1 CERET

 MÔNICA IECKS PONCE

 Presidente do Conselho de Usuários do Ceret de 2013 a 2017.

     5.2 CORREIOS

ROGÉRIO RIBEIRO SOARES

Popular carteiro: Agora com nova denominação – Agente de correio, 20 anos de serviços prestados às empresas e à população de Vila Formosa.

6. CIDADÃOS DE VILA FORMOSA:

    A – ENZO ANSANELLI JOSÉ PULZE

     Esporte – Seleção Brasileira de beisebol Pré-Junior, atuação: Campeonato Pan-americano beisebol – chihuahua- México.

    B – AMÁLIA GOMES FERREIRA – 101 anos!

    Tempo de atividades na Igreja São Benedito das Vitórias: 30 anos foi catequista e ministra da eucaristia, faz parte da irmandade de São

    Benedito e do Apostolado de oração, as quintas feiras faz parte do grupo de refeição dos moradores de rua.

    D. Amália foi a grande sensação da noite e deu até entrevista para a TV Câmara.

7. ARTES:

   GRANDE CORO SÃO PAULO: MAESTRO CELSO JARDIM

   Representando todos os coralistas: Iraci Sanches, Presidente do Grupo Esplendor, com seu coral maravilhoso, sediado na ASFARF           (Associação das Famílias dos Rotarianos de Vila Formosa).

E, também foram homenageadas as seguintes empresas e seus representantes:

8. EMPRESAS:

     A – PADARIA IDEAL

     Representante: LEANDRO PIMENTEL ANES.

Padaria Ideal:

A Padaria Ideal foi fundada em 1949 e é hoje a mais antiga padaria da Vila Formosa em atividade. Desde 2013 a casa possui novos proprietários e passou por uma total reforma. Reinaugurada em 2015, a casa agora possui um amplo espaço, totalmente climatizado e aconchegante. Além disso, novos produtos e serviços são oferecidos como almoço, doces e pães artesanais. Tudo isso com o acompanhamento de nutricionistas e profissionais especializados e durante 24 horas por dia.

 Leandro Pimentel Anes:

Sócio, Administrador de Empresa formado pela PUC/SP e Pós Graduação pela FGV, trabalhou por anos nas áreas de Planejamento Financeiro e Controladoria de grandes construtores brasileiros e consultorias multinacionais. Desde 2015, deixou o setor empresarial para ao lado do seu pai e tio comandar a Padaria e seguir os negócios da família.

     B – SORRIDENT’S VILA FORMOSA

     Representantes:  VOLNEI DE MORAES CALVITTI e Dr.ª JOANNA KARLA NEGRÃO MELCHIOR.

Uma clínica odontológica com atendimento diferenciado oferece tratamentos desde implantes, próteses, clareamento, aparelho dental, com atendimento para crianças, adolescentes, adultos e idosos. A saúde bucal da sua família em uma experiência.

     C – NIKKEY MAGAZINE

     Representante: MARCIO UEHARA

A Nikkey está há mais de 20 anos em vila formosa e além do número de empregos que oferece, ainda participa ativamente da vida da Vila e região.

Todos os homenageados foram agraciados com um certificado da Câmara Municipal e também com um troféu relativo a festa de aniversário da Vila Formosa  e da Sociedade dos Amigos de Vila Formosa.

 Na ocasião a coordenadora da festa e presidente da Sociedade dos Amigos de Vila Formosa, Sílvia Inêz Machado,gestão 2016/2018, falou aos presentes: “ além de agradecer ao vereador Gilson Barreto, que fez a propositura, agradeceu aos diretores da sociedade, aos componentes da comissão de festejos e a população e empresas de Vila Formosa, que foram parceiras no evento.

Sílvia, fez um relato sobre os serviços existentes na vila, as lutas empreendidas pela Sociedade dos Amigos da Vila Formosa, junto com a população e trouxe também, como sempre alguns dados interessantes que despertaram risos e intervenções dos presentes.

“Boa noite a todos vocês que aceitaram nosso convite e nos deram a honra da presença.

Boa noite Vereador Gilson Barreto e demais componentes da mesa diretora, e aqui cumprimento todas as autoridades presentes e já nomeadas pelo protocolo e ressalto a presença de Guaracy Fontes, meu vice- presidente, e, em nome dele, saúdo todos os diretores da sociedade, que aqui estão.

Agradeço ao vereador Gilson Barreto que mais uma vez possibilitou que dentro da programação das festividades do aniversário da Vila Formosa e da nossa Sociedade dos Amigos de Vila Formosa, pudéssemos homenagear cidadãos, que moram ou trabalham nesta vila mais que formosa, bem como,  as empresas, que dão empregos para nossos moradores ou não, e que sempre colaboram, marcam  parceria nos eventos e acontecimentos do nosso bairro.

A festa está sendo o mês todo e acredito que achamos a fórmula certa: Conseguimos festejar com todas as faixas da população:  crianças, adultos e idosos     e atingindo todas as áreas: artes, educação, saúde, cultura, lazer, segurança, música, esportes, comércio e serviços.

Embora tanto o nosso protocolo Rodolpho Barbosa, quanto o vereador Gilson Barreto já trouxeram dados sobre a Vila, eu  não vou   perder a oportunidade de  falar um pouco da nossa Vila. Gosto de trazer dados, claro, na maioria das vezes prazerosos.

Vamos lá:

área: 7,4 km²

população: acima de 150 mil

região administrativa: sudeste

idh: 0,884 – elevado (34°)

renda média: r$ 3.755,40.

Aqui podemos entender homens, visto que  as mulheres, segundo os dados existentes, ganham 24 % menos.

Na hora um empresário presente protestou, falando que a mulher dele, também presente ganhava mais que ele.

Quanto a empregabilidade: serviços é o nosso carro chefe, seguido pela indústria e depois o comércio.

A esperança de vida continua boa, para nós mulheres: 74,7 anos e para os homens 65,2 anos

Desligamento do Tatuapé m 1923:

Antes a vila , pertencia ao Tatuapé. portanto, a data de nosso aniversário consta após 1923, que somados 94 anos: totaliza 2017.  Isto,  temos que pensar ainda, sobre qual idade deveremos adotar.

Temos o  Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET), o qual é um dos maiores parques da cidade com aproximadamente 286.000 m². popularmente e historicamente o Cemitério de Vila Formosa também estava no distrito, porém de acordo com a nova divisão de distritos da cidade de São Paulo, estabelecida em 1992, o mesmo encontra-se em toda a sua extensão no distrito vizinho do Carrão; é o maior cemitério da América Latina, com cerca de 780 mil metros quadrados.

O Cemitério Municipal Vila Formosa é o maior do país e da América do Sul. Foi fundado em 1949, no lugar de uma antiga fazenda, e reformulado e ampliado em 1976. ocupa uma área de parque, enorme, com mais de 760 mil metros quadrados e 87 mil sepulturas. Mais de 1,5 milhão de pessoas já foram enterradas nele. o local é bastante humilde em suas instalações.

Não tem sepulturas aparentes, exceto por cruzes, placas com nomes dos mortos e pequenos e humildes oratórios. Registra uma média de 300 a 400 enterros por mês.  Fica na Avenida Flor de Vila Formosa, sendo  a maior necrópole do país e da América do Sul.  Foram enterrados ali vítimas do incêndio do Edifício Joelma, de 1974, e do massacre do Carandiru, de 1992. O Vila Formosa também teria sido usado como depósito clandestino de corpos de prisioneiros dos anos de chumbo. no fim de 2011, a polícia federal encontrou no local 16 sacos plásticos com ossadas datadas dos anos 80 e 90. em 2012, os técnicos escavaram túmulos da quadra 47, onde estaria a ossada de Jonas – Guerrilheiro da Ação Libertadora Nacional (ALN) preso pela operação bandeirantes,  em 29 de setembro de 1969.

Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração

Fica no topo de uma colina a Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração, padroeira do bairro. o atual prédio tem uma torre de 51 metros de altura, nave com 12 colunas e um carrilhão de 47 sinos de bronze. ele começou a ser construído em 1946 e foi inaugurado quatro anos depois.

A imagem de Nossa Senhora do Sagrado Coração, que mede dois metros e trinta centímetros, foi entalhada em madeira. Ela pertencia ao Externato Nossa Senhora Auxiliadora, no Belém, tendo sido levada para a igreja em 1948.

Segundo Sílvia, ninguém que mora em Vila Formosa, independente do credo religioso, deveria deixar de subir uma vez na torre e ver o carrilhão e também a linda paisagem, que se mostra de lá.

Vila Formosa é um dos principais distritos com uma valorização extremamente positiva na cidade de são paulo. possui um Shopping Center que é o ícone comercial do distrito, o Shopping Anália Franco; é o oitavo maior shopping do Brasil em área construída; e também

Vila Formosa está dividida em dezesseis bairros: Capão do Embira; Chácara BelenzinhoJardim Anália Franco; Jardim Iara; Jardim Têxtil; Parque Cruzeiro do Sul; Vila Antonina; Vila Araci; Vila Cruzeiro; Vila Embira; Vila Formosa;Vila GuaraniVila Invernada; Vila Mafra;Vila Matias e Vila Olinda.

Transporte:

Não possui nenhuma estação de metrô, atualmente. Localiza-se há exatos 4km de distância da Praça Doutor Sampaio Vidal, (praça central), a Estação Carrão do distrito vizinho, Tatuapé.

Há projetos para a implantação de estações do Metrô de São Paulo no distrito, com duas estações: Estação Anália Franco e Estação Vila Formosa, resultado do projeto de prolongação da linha 2 – verde.

Sociedade dos Amigos de Vila Formosa

Fundada em 12 de outubro de 1953, por gente valorosa: que pensava em trazer o progresso para Vila Formosa e para seus moradores.

Muitas lutas e verdadeiras batalhas foram travadas: como o transporte, agua, luz, correios.

 Para sintetizar: nada que aconteceu ou acontece na Vila Formosa deixa ou deixou de passar pela Sociedade dos Amigos de Vila Formosa.

Lutas mais Recentes:

A – Hospital Inativo por anos: acabar com aquele prédio horroroso, onde há muitos anos foi instalado o hospital da vila, com seus vários nomes. até ministro da saúde esteve neste local, discutindo sobre a situação. o que fazer com os altos impostos devidos? parece que este novo hospital será inaugurado ainda este ano. vamos acompanhar.

B – O Metrô: fizemos junto com outras sociedades amigos, um abaixo assinado, e, para isto ocupamos a Praça Sampaio Vidal com mais de 38 mil assinaturas, num tempo que o presidente do metrô em entrevista a uma rádio, afirmava que o ramal do metrô,  ia da Vila Prudente para o Tatuapé. Lutamos para que chegasse e passasse por Vila Formosa e chegasse a penha. Muitas e muitas reuniões. Muitas e muitas coincidências aconteceram neste trajeto: quando as pessoas lutam com honestidade e comprometimento os céus conspiram a favor!  Hoje, segundo os anúncios do governo chegará a cumbica!

C – Polo Cultural: Agora precisamos pensar num grande polo cultural: os terrenos públicos aqui são grandes, viu vereador Gilson Barreto: por exemplo em frente ao Shopping Anália Franco ou onde acontece as feiras do Ceret.

Precisamos pensar no Cemitério  Vila Formosa, que é da Vila Carrão, mas, enfim de todos nós, e,  sem duvida, e aqui não resta duvida, é um grande caos! Um desrespeito e afronta a dignidade humana!

D – Praças da Vila: Precisamos pensar em nossas praças, são mais de 100, ocupamos o primeiro lugar em número de praças na cidade de São Paulo. E, não podemos permitir que elas não tenham qualidade suficiente para receber a população de Vila Formosa e de outros locais.

 Há ou melhor temos muitas lutas e muito ainda a conquistar, mas neste momento rendo minhas homenagens a todos que aqui estão, aos seus pais e parentes, aos nossos diretores, que contribuíram para que a Vila Formosa e esta Sociedade chegassem até aqui: a Vila Maravilhosa, Sempre Mais que Formosa. E, a Sociedade uma das maiores de São Paulo, com tantos serviços à disposição do cidadão, e, neste momento, sendo completamente restaurada e reativada. Obrigada a todos, encerra sua  fala, Sílvia.

O Vereador Gilson Barreto encerra a Sessão Solene agradecendo a presença de todos, ressaltando aos homenageados, e reafirmando o compromisso que no ano de 2018, estará aqui, novamente em sessão solene participando do s 95 anos de Vila Formosa e dos 64 anos da Sociedade dos Amigos de Vila Formosa.